Dentre as diversas e mais inusitadas dietas que existem – dieta da sopa, dieta da USP, dieta da lua, etc. – uma que tem conquistados vários adeptos é a dieta da proteínas. Pelo fato de possuir um método bem simples de ser seguido, pelo menos em teoria, a dieta da proteína ganha fãs todos os dias. A ideia por trás dessa dieta é bem simples: levar o consumo de carboidratos para o mínimo possível, substituindo-os por proteínas.
Um menor número de carboidratos na alimentação representa menos açúcar convertido em energia, e menos energia produzida é igual a menos gordura para ser guardada como reserva. Uma conta fácil e inteligente.
Mas algumas ressalvas precisam ser feitas. Por exemplo, a dieta da proteína não é recomendada para pessoas que praticam exercícios regularmente. Isso porque o nosso corpo utiliza os carboidratos não só como combustível para essas atividades, como também para ajudar os nossos músculos a se recuperarem do desgaste causado pelos exercícios. Por isso a dieta da proteína é geralmente recomendada a pessoas que não praticam nenhum tipo de atividade física. Além disso, por causa das consequências que sofremos com a diminuição de carboidratos na corrente sanguínea, essa dieta não deve ser mantida por muito tempo. Recomenda-se fazer uso da dieta por 15 dias e, no máximo, se houver necessidade, prolongá-la por mais 15. Entre um período e outro, porém, é necessário que a pessoa coma normalmente, inclusive ingerindo carboidratos, pois a restrição desse nutriente por muito tempo pode causar dores de cabeça, náuseas, fraqueza, tontura e outros sintomas desagradáveis.
Veja o que pode e o que não pode na dieta da proteína:
COMIDAS PERMITIDAS | COMIDAS PROIBIDAS |
Abobrinha verde; Acelga; Agrião; Água com gás; Alface; Aspargos; Atum; Aves; Azeite; Azeitona com tempero; Bacalhau; Bacon; Berinjela; Brócolis; Camarão; Caranguejo; Carnes; Caviar; Cebola; Cenoura; Chicória; Chuchu; Cogumelo; Couve; Couve-flor; Espinafre; Frango; Jiló; Lagosta; Limão; Lingüiça; Manteiga; Margarina; Mexilhões; Nabo; Omelete; Ostra; Ovos; Peixe; Pepino; Pimenta; Pimentão; Presunto; Queijos industrializados; Quiabo; Rabanete; Repolho; Sal; Salada verde; Salaminho; Salsa; Sashimi; Sopa de legumes; Sukiaki sem macarrão; Tomate; Vagem | Abóbora; Açúcar; Adoçantes com Frutose ou Lactose; Almôndegas; Amendoim; Amidos; Arroz; Balas; Balas diet; Banana; Batata; Beterraba; Biscoito; Bolachas; Bolos; Caju; Cará; Carboidratos; Catchup; Catupiry; Cereais; Chicletes; Doces; Ervilhas; Farinha; Feijão; Figos; Frutas; Frutas Secas; Geléia; Leite; Macarrão; Mandioca; Massas em Geral; Mel; Milho; Mortadela; Panquecas; Pão; Passas; Petiscos; Pomarola; Pomodoro; Queijo Fresco e Mineiro; Salsicha; Soja; Sorvetes; Suco de Frutas; Tâmaras; Trigo; Yogurt; grão-de-bico; lentilha; uva; figo; ameixa; caqui; castanha; coco; jaca; marmelo; nêspera; tâmara; amêndoa; tamarindo |
BEBIDAS PERMITIDAS | BEBIDAS PROIBIDAS |
Chá, Chá-Mate, Chá de Ervas com adoçante, Refrigerantes Light (em poucas quantidades), Café amargo ou com adoçante, Água Tônica Diet. | Leite, Iogurte, Whisky, Achocolatados, Refrigerantes, Vinho, Água de Coco, Água Tônica, Sucos em Caixinha e Caseiros de qualquer sabor. |
Por que não experimentar? Quem sabe, talvez a dieta da proteína seja perfeita pra você!
ALTERNATIVAS À DIETA DA PROTEÍNA
Todos sabemos que o mercado atual está transbordando com as mais diversas dietas, algumas controversas, outras com o apoio de especialistas, e outras ainda com depoimentos inspiradores de pessoais que alcançaram o resultado desejado.
Uma das dietas que a tempo se destaca, principalmente depois da chegada da internet, é a dieta da proteina. O processo é bastante simples: a intenção dessa dieta é reduzir ao maximo o consumo de carboidratos, substituindo esse nutriente por proteína. As restrições se aplicam a diversos alimentos, especialmente da familia dos pães e massas.
As carnes, muitas vezes consideradas inimigas das dietas, são permitidas, afinal são riquíssimas em protéina. Esse aparente desequilibrio entre carboidratos e proteínas certamente pode favorecer o processo de emagrecimento e a queima de gordura.
Mas, como você deve saber nem tudo são flores na dieta da proteína, e muitos já procuram outras alternativas. Saiba que quando não há consumo de carboidratos, o corpo não dispõe do ingrediente necessário para gerar energia e necessita buscar outra opção. O seu corpo então recorre às proteínas e as gorduras, porém tal processo, chamado de Cetose, não possui a simplicidade da síntese de carboidratos pelo fato de ser extremamente demorado, ou seja, seu corpo não consegue dissolver os compostos de proteína e gordura tão rápido quanto faz com os carboidratos. Além disso, esse processo deixa resíduos que podem ser nocivos as celulas. Como consequência é comum sentir mal estar, dores no corpo, e fraqueza no geral.
Uma interessante alternativa à dieta da proteína é a Manga Africana, ou Extrato de Irvingia Gabonensis, um novo produto no Brazil cuja finalidade é agir como um bloqueador de carboidratos. Ou seja, você continua comendo o que quiser, mas a Manga Africana diminui a quantidade de carboidratos absorvida pele seu corpo, estimulando a queima de gordura e perda de peso. O extrato de Manga Africana tambem é riquíssimo em antioxidantes, que agem elevando os seus níveis de disposição e energia, o que por si só já é uma grande vantagem em cima da dieta da proteína convencional. Recomendamos a Manga Africana aqui pois trata-se de um produto 100% natural e sem contra indicações.
Porém apesar da controvérsia em relação a dieta da proteína, não lhe faltam depoimentos e histórias de sucesso. Portanto, mantenha a mente aberta, pode ser que a dieta da proteína funcione bem pra você, mas a regra geral ainda é a mesma: é sempre válido procurar e consultar o médico antes.